Links de Acesso

Zelensky pede entrega rápida de armas após aprovação de ajuda pela Câmara dos Representantes dos EUA


 Volodymyr Zelenskiy
Volodymyr Zelenskiy

Armas de longo alcance e defesas anti-aéreas são prioridade, disse o chefe de Estado ucraniano

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, saudou neste domingo, 21, a aprovação de 60,000 milhões de dólares em ajuda ao seu país pela Câmara dos Representantes dos EUA, mas instou o Senado a aprovar rapidamente a lei e prosseguir com a transferência real de armas, dizendo que armas de longo alcance e sistemas de defesa aérea são as principais prioridades.

Numa entrevista ao programa "Meet the Press" da cadeia de televisão NBC, Zelenskiy disse que a aprovação do projeto de lei envia uma mensagem poderosa à Rússia de que Washington apoia Kyiv e que não seria "um segundo Afeganistão".

“Penso que este apoio irá realmente fortalecer as forças armadas da Ucrânia e teremos uma oportunidade de vitória”, disse Zelenskiy através de um intérprete.

Durante a entrevista, ele pediu repetidamente aos legisladores dos EUA que tomem medidas rápidas para aprovar o projeto no Senado.

Ele disse que a Ucrânia precisa urgentemente de armas de longo alcance e sistemas de defesa aérea dos EUA para mudar sua sorte no campo de batalha.

"Isto é crucial. Estas são as prioridades agora", concluiu Zelenskiy.

A Câmara dos Representantes dos EUA, com amplo apoio bipartidário, aprovou um pacote legislativo de 95 mil milhões de dólares que fornece assistência de segurança à Ucrânia, Israel e Taiwan.

A ajuda à Ucrânia foi suspensa durante meses devido à oposição do candidato presidencial republicano Donald Trump, que instou os legisladores republicanos a bloqueá-la.

Quase 26 meses desde a invasão de 2022, a Rússia avança lentamente no leste da Ucrânia e intensificou os bombardeamentos de cidades e vilas atrás das linhas da frente, numa altura de abrandamento da assistência militar ocidental.

A legislação segue agora para o Senado de maioria democrata, que aprovou uma medida semelhante há mais de dois meses.

O Senado deve começar a considerar o projeto na terça-feira.

A aprovação final é esperada para a próxima semana, seguindo-se para promulgação do Presidente Joe Biden.

Fórum

XS
SM
MD
LG