Links de Acesso

Tuberculose mata em Malanje


Pelo menos oito pacientes infectados com bacilo de Koch perderam a vida durante os primeiros três meses deste ano, anunciou nesta cidade o director geral do Hospital Sanatório de Malanje Manuel Adelino do Nascimento.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00
Faça o Download

Nascimento disse que houve um total de 91 pacientes com essa doença acrescentando que “o estado em que muitos se apresentam no nosso hospital é extremamente grave e que muitas as vezes o pessoal pouca coisa tem a fazer”.

Cinco desses doentes “estão associados ao VIH que é uma patologia, que normalmente está sempre associado a tuberculose”.

O número de doentes que abandona as consultas no Hospital Sanatório da região cresce e mais de 70 % dos enfermos internados actualmente seguiram a referida prática prejudicial ao tratamento.

Isso, disse, “tem preocupado muito a direcção do hospital e a Direcção Provincial (Saúde) porque estes doentes com frequência de abandono podem depois no futuro tornarem-se resistentes ao tratamento”.

O médico sublinhou a necessidade de apoio familiar aos doentes.

“Temos como preocupação nesse momento o apoio que muitas das vezes as famílias não dão aos pacientes cá internados, o paciente internado precisa de um apoio que lhe vem da famílias”, defendeu.

XS
SM
MD
LG