Links de Acesso

Ruanda vai enviar mais tropas para Moçambique


Tropas do Ruanda em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, Moçambique
Tropas do Ruanda em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, Moçambique

Operação será financiada pela União Europeia, diz portal sul-africano que cita o comandante da cooperação internacional das Forças de Defesa do Ruanda.

O Governo do Ruanda planeia enviar mais tropas para a província moçambicana de Cabo Delgado quando as forças da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) se retirarem do país em cerca de dois meses, disse o comandante da cooperação internacional das Forças de Defesa do pais o Brigadeiro General Patrick Karuretwa.

O portal sul africano News24 acrescenta que o envio dessas tropas será financiado pela União Europeia.

O portal informa que num encontro com jornalistas, Patrick Karuretwa afirmou que Kigali tem atualmente mais de 2.500 soldados em Moçambique e que a retirada das forças da SADC vai “forçar-nos a tomar certas medidas”.

“Vamos treinar soldados moçambicanos para ocuparem as areas onde Samim (as forças da SADC) estavam colocadas”, acrescentou, sem, contudo, adiantar outros pormenores

O oficial ruandês disse que a internveção do Ruanda tinha resultado em levar calma relativa a Cabo Delgado, mas que bolsas de violência presistem naquela província moçambicana.

Na ocasião, Karuretwa criticou o modo com as forças da SADC foram colocadas na Republica Democática do Congo (RDC) e afirmou que o seu Governo tinha informado os países da região antes de enviar tropas para Moçambique mas que não recebeu "cortesia idêntica" quando a África do Sul enviou tropas para a RDC.

O Ruanda tinha sido apanhado de supresa pela chegada de tropas da África do Sul, Malawi e Tanzania à RDC, o país o qual as autoridades de Kigali tem crescentes tensões devido a acusações de que o Ruanda apoia os rebeldes do M23.

Fórum

XS
SM
MD
LG