Links de Acesso

Obama diz que decisão da Sony foi um erro e que Cuba terá de mudar


Presidente Obama
Presidente Obama

Presidente americano diz que o país está muito melhor de quando iniciou o seu mandato.

O Presidente Barack Obama reiterou que os Estados Unidos vão responder ao ataque cibernético da Coreia do Norte que levou a Sony a suspender o lançamento do filme "A Entrevista".

Na conferência de imprensa de balanço do ano hoje, 19, em Washington, Obama classificou, no entanto, de erro a decisão da Sony.

"Nós vamos responder", garantiu o Presidente americano sem avançar detalhes: "Vamos responder proporcionalmente e num espaço, tempo e maneira que nós escolhemos."

Quanto à decisão da Sony, Obama considerou que “não se pode ter uma sociedade na qual um ditador em lugar algum pode impor a censura nos Estados Unidos."

As bandeiras de Cuba e EUA em Havana a 19 Dez, 2014
As bandeiras de Cuba e EUA em Havana a 19 Dez, 2014

Na conferência de imprensa, o Presidente Barack Obama disse ainda não esperar que mudanças aconteçam da noite para o dia em Cuba, mas acredita que a reabertura da embaixada americana em Havana possa influenciar o país.

“Esse é ainda um regime que oprime o seu povo. Mas sinto em meus ossos que se fazemos alguma coisa há 50 anos e nada muda, temos que tentar algo mais", disse Obama.

Para o Presidente americano, a normalização das relações entre os dois países produzirá frutos a longo prazo. Obama destacou a importância da tecnologia que deverá chegar à ilha, ressaltando que uma sociedade hermeticamente fechada estará agora mais aberta ao mundo.

“A mudança vai chegar a Cuba, tem que chegar. Eles antes recebiam subsídios da União Soviética, depois da Venezuela”, reiterou Obama, destacando que essa situação precisa mudar.

Na conversa com jornalistas na Casa Branca que durou 75 minutos, o presidente americano disse que o país está melhor e que é evidente ressurgimento da económica americana.

"Nós estamos numa melhor posição do que estávamos há muito tempo", destacou Obama e garantiu que tudo irá fazer para deixar o país muito melhor do que o encontrou.

Presidente Obama fala aos cubanos
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:32 0:00

XS
SM
MD
LG