Links de Acesso

Cabo Verde em 2024: Eleições autárquicas agitam novo ano


Assembleia de voto na cidade da Praia, Cabo Verde Foto de arquivo
Assembleia de voto na cidade da Praia, Cabo Verde Foto de arquivo

Dois acontecimentos políticos de possivel grande impacto vão marcar o ano de 2024 em Cabo Verde.

Eleições autárquicas previstas para acontecer em Setembro ou Outubro para e o congresso do PAICV, principal partido da oposição, que elegerá o novo líder.

2024 é ano de autárquicas em Cabo Verde - 3:57
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:57 0:00

As eleições autárquicas deverão fornecer um sinal de como é que as principais formações políticas estão a ser avaliadas pelos eleitores.

No congresso do PAICV, tudo indica que a anterior presidente Janira Hopfer Almada deverá entrar novamente na corrida, numa altura em que ela e o atual líder Rui Semedo estão de costas voltadas, devido à situação relacionada com o chumbo de Démis Almeida para a presidência da bancada parlamentar, depois da indicação dao seu nome pela Comissão Política.

Noutro setor, as organizações da sociedade civil manifestaram à Voz da América a esperança que o Orçamento Geral do Estado seja implementado na íntegra em termos práticos, já que, para a presidente da Associação de Apoio a Crianças Desfavorecidas, Lourença Tavares, o "mais importante é resolver os problemas e dar uma vida digna às pessoas".

Na mesma linha, a responsável da Associação Acarinhar, Tereza Mascarenhas, espera que o instrumento vá ao encontro das necessidades das famílias mais carenciadas, sobretudo "o reforço de apoio às mães muitas solteiras e com filhos portadores de deficiências".

Ela espera também um maior apoio às estruturas que trabalham em prol dos mais necessitados.

Olhos virados para o CAN

No futebol, a seleção sénior masculina inicia em janeiro a participação pela quarta vez no Campeonato Africano das Nações (CAN), cuja fase final se disputa na Costa do Marfim.

O treinador Pedro Brito (Bubista) reconhece o poderio dos adversarios como o Egito e o Gana, sem esquecer Moçambique, mas diz que o objetivo de Cabo Verde passa "por encarar cada jogo com determinaçao e procurar atingir a fase seguinte".

Também a seleção nacional sénior masculina de andebol começa a competir neste mês de janeiro no Campeonato Africano das Nações, competição que se inicia no dia 17.

Ainda no capítulo do desporto, realça-se a participação de Cabo Verde nos jogos Olímpicos deste ano que se vão realizar em Paris, França, de 26 de Julho a 10 de Agosto.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes reconhece as limitações do país para competir de igual com outros países, mas diz que Cabo Verde vai aos jogos "para ter a melhor participação possível".

Cabo Verde no Qatar e na conferência a sobre democracia

Cabo Verde participa na Expo Qatar, evento a decorrer de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Para o mês de março está prevista a realização da Cimeira Cabo Verde-Portugal, oportunidade para se fazer o balanço da cooperação e traçar outras linhas e projetos futuros.

Por outro lado, a cidade da Praia vai acolher a Conferência Internacional Sobre a Liberdade e Democracia, de 25 a 29 de março.

O arquipélago vai marcar presença na Cimeira Coreia–África prevista para o mês de junho.

A ilha do Sal volta a acolher mais uma edição do Cabo Verde Investment Fórum, que reúne vários parceiros de desenvolvimento e setor privado no mês de Junho.

Fórum

XS
SM
MD
LG