Links de Acesso

Moçambique: FDS recuperam Quirimba e Quissanga do controlo de insurgentes


Hospital de Quissanga, destruído por estudantes, Cabo Delgado, Moçambique, abril 2020
Hospital de Quissanga, destruído por estudantes, Cabo Delgado, Moçambique, abril 2020

Organização não governamental Save The Children alerta que ataques surpresa estão a deixar as pessoas numa situação de extrema vulnerabilidade.

O governador provincial de Cabo Delgado diz que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) já reassumiram o controlo da ilha Quirimba, no distrito do Ibo, e da vila-sede de Quissanga que haviam sido tomadas pelos insurgentes, durante a nova vaga de ataques à província no início de março.

Entretanto, a organização não governamental Save The Children alerta que ataques surpresa estão a deixar as pessoas numa situação de extrema vulnerabilidade.

O governo nunca assumiu, publicamente, que a ilha Quirimbas e
a vila de Quissanga tinham sido tomadas pelos insurgentes, na sequência dos sucessivos ataques às regiões, que provocaram uma nova vaga de deslocados.

O governador de Cabo Delgado, Valigy Tauabo, disse, agora, que a reposição da ordem e tranquilidade públicas resultaram da implementação, pelas FDS, de uma estratégia de combate desde Chiure, passando por Ancuabe até ao distrito de Quissanga.

Valigy Tauabo referiu que já está em curso o fornecimento de bens alimentares e outros produtos essenciais, que "tinham sido saqueados pelos terroristas".

Entretanto, Rui Muthemba, da Save The Children, manifestou a sua extrema preocupação, particularmente com os ataques inesperados, que deixam as populações em situação de vulnerabilidade.

"As famílias são obrigadas a abandonar as suas casas, as suas aldeias sem que haja tempo para levar qualquer bem, incluindo a própria documentação das crianças’’, realçou Muthemba.

A nova onda de ataques registada no início do mês nos distritos de Macomia, Chiure e Mecufe obrigou cerca de 100 mil pessoas a deixarem as suas casas, de acordo com uma estimativa da Organização Internacional das Migrações.

Fórum

XS
SM
MD
LG