Links de Acesso

Mindelo engalana-se para brincar o Carnaval


Cidade cabo-verdiana atrai muitos turistas.

A cidade do Mindelo conhece uma movimentação diferente por estes dias, já que os grupos carnavalescos estão em pleno trabalho de preparação para o desfile de Carnaval 2016, que acontece na terça-feira, 9.

Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte, Vindos do Oriente e Monte Sossego são os quatro grupos que concorrem no desfilie oficial, enquanto a Escola de Samba Tropical faz as delícias da festa do “rei Momo” saindo às ruas do Mindelo na noite de segunda-feira, 8.

Para além destes grupos, realce para os Mandingas da Ribeira Bote, que, a par de outros grupos de animação, também dão uma prestimosa colaboração para o engrandecimento da festa do Carnaval mindelense, considerado o melhor do arquipélago.

Como sempre a organização do desfile oficial conta com a colaboração da Camara Municipal de São Vicente, entidade de que disponibiliza cerca de mil contos (10 mil dólares) a cada grupo oficial.

A nível central, o Ministério da Cultura concede apoios aos grupos carnavalescos de todas as ilhas do país para a montagem dos andores e outras estruturas para o desfile, incluindo uma parte em dinheiro.

Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

O Vindos do Oriente fez uma preparação reforçada, já que segundo a presidente do grupo, Lili Freitas, o objectivo passa pela revalidação do título.

“Globalização” é o tema escolhido para o desfile -2016

O grupo Vindos do Oriente vai apresentar-se no desfile de terça-feira com três carros alegóricos e pensa colocar na avenida cerca de mil figurantes.

Inconformada com a segunda posição alcançada no desfile 2015, o Monte Sossego preparou-se com afinco para arrebatar a vitória este ano, segundo o presidente do grupo, António Duarte.

O lema escolhido pelo grupo Monte Sossego é “um ano em São Vicente”, numa alusão aos principais acontecimentos realizados na ilha do Porto Grande.

O grupo Monte Sucesso estará no desfile com três carros alegóricos e cerca de mil e quinhentos figurantes.

Terceiro classificado no ano passado, Cruzeiros do Norte intensificou os trabalhos de preparação visando a conquista do primeiro lugar.

A vice-presidente do grupo, Fátima do Rosário, reconhece os problemas, mas dia que o grupo escolheu como lema” Uma volta ao mundo 80 loucuras”,

Por sua vez, o grupo Flores do Mindelo último classificado do ano passado, queixa-se de algumas dificuldades na preparação para o desfile do carnaval 2016.

Ainda assim, a presidente do grupo, Ana Soare,s garante que vai estar presente no desfile para brincar o Carnaval e parte preparado para qualquer resultado, retratando, a situação social dos mais desfavorecidos como o tema “Tira-me da Rua “.

A cidade do Mindelo ganha outra movimentação por esses dias, já que o Carnaval domina todas as atenções.

A festa do “rei Momo” também é brincada um pouco por todas as ilhas do país, mas o destaque vai mesmo para o Carnaval de São Vicente e de São Nicolau, ilhas que recebem muitos visitantes nacionais e estrangeiros.

Ouça a reportagem:

please wait

No media source currently available

0:00 0:17:57 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG