Links de Acesso

Erupção do Vulcão do Fogo aumenta de intensidade


Vulcão do Fogo em erupção(Foto Fausto do Rosário)
Vulcão do Fogo em erupção(Foto Fausto do Rosário)

Vulcanólogo diz que se a intensidade continuar como está outros povoados não correm risco.

Após alguma acalmia durante o dia de ontem, 26, a erupção do Vulcão do Pico, no Fogo, aumentou de intensidade nesta quinta-feira e voltou a provocar o pânico junto da população, enquanto as autoridades monitoram a actividade do vulcão e preparam respostas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00
Faça o Download

O investigador e Curador da cidade de São Filipe Fausto do Rosário confirmou à VOA, após ter estado na Chã das Caldeiras nesta quinta-feira o aumento da intensidade das lavas e explosões que fizeram lembrar o início da erupção no passado domingo.

Rosário também confirma o cheiro de enxofre e uma camada de fumo na cidade de São Filipe, que dista a muitos quilómetros do vulcão.

Devido ao aumento da intensidade das lavas, Fausto do Rosário, confirma a destruição de casas e propriedades agrícolas, mas diz que outras infra-estruturas como a escola, a pensão e adega de vinhos ainda estão a salvo.

O vulcanólogo cabo-verdiano Bruno Faria, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, disse à VOA não poder fazer nenhuma previsão sobre os próximos dias, mas acredita que a, manter-se o ritmo actual, outras localidades não correm perigo.

O vulcão do Pico, na ilha do Fogo, entrou em erupção no passado domingo, 23, depois de 19 anos de repouso e já obrigou à evacuação de cerca de 1200 pessoas e provocou danos considerados incalculáveis pelas autoridades.

O primeiro-ministro José Maria Neves chegou à ilha do Fogo ontem para coordenar os trabalhos de socorro às pessoas afectadas e preparar um plano de contingência para as famílias.

O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, por seu lado, suspendeu a sua participação na cimeira da Francofonia que se realiza este fim-de-semana em Dakar, mas garantiu que irá enviar uma mensagem às cerca de três dezenas de Chefes de Estado presentes a ajudar para o país.

XS
SM
MD
LG