Links de Acesso

Cabo Delgado: Deslocados estão a viver de forma miserável


Deslocados em Metuge, Cabo Delgado
Deslocados em Metuge, Cabo Delgado

Debaixo de uma árvore, um casal e a sua filha de seis anos, dormem ao relento numa esteira pequena que não cabe para todos.

Bem perto deles, uma panela vazia e alguns utensílios de cozinha e farrapos.

Teresinha Álvaro, 49 anos, o marido, 44 anos, e a filha estão no Centro de Acomodação de Manono, nos arredores da vila-sede do distrito de Metuge, localizado a 33 quilómetros da cidade de Pemba, a capital da Província nortenha moçambicana de Cabo Delgado.

Cabo Delgado: Deslocados estão a viver de forma miserável
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:52 0:00

O Centro acolhe as pessoas que fugiram do ataque terrorista registado no passado dia 6 de Março, a Pulo, uma região situada a cerca de 18 quilómetros da Vila-Sede de Metuge.

Nesse ataque, os terroristas mataram pelo menos quatro pessoas e raptaram seis.

Entre os raptados estavam duas crianças, filhos de Teresinha Álvaro e António Bacar. Ela viu os seus filhos, um de 11 e outro de nove anos, serem levados pelos terroristas, sem nada poder fazer.

Teresinha Alvaro, o marido e a filha refugiaram-se em Manono, local onde neste momento estão outras mais de 3700 pessoas. As pessoas estão a passar mal. Pessoas que perderam tudo e mal se alimentam. O Chefe da Aldeia de Pulo, Taibo Salimia, diz que já ficaram muitos dias sem comer.

Olívia Madala, ativista da Muleide - Associação Mulher, Lei e Desenvolvimento - cujo foco é lutar contra a violência baseada no género, diz que as necessidades dos deslocados de Pulo são imensas.

O governo distrital sabe e concorda. A Secretária Permanente do Distrito de Metuge reconheceu que os deslocados de Pulo estão a sofrer. Mas revelou que, muito em breve, todos eles serão transferidos para um novo bairro de reassentamento, próximo da vila-sede, e que cada família terá pelo menos um abrigo.

Mas mais do que outro tipo de apoio, Maria Upindi fala da necessidade de haver assistência psicológica urgente.

Depois da cidade de Pemba, Metuge foi o distrito que, ao nível da Província de Cabo Delgado, mais deslocados acolheu. Chegou a acolher mais de cem mil deslocados.

Contando com os deslocados, Metuge tem hoje uma população estimada de mais de 200 mil habitantes.

Escapando do Pesadelo de Cabo Delgado
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:31 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG