Links de Acesso

BES vai "agir em conformidade" contra decisão dos accionistas do BESA


Banco Besa - Banco Espírito Santo Angola
Banco Besa - Banco Espírito Santo Angola

Accionistas mudaram o nome do BESA para Banco Económico SA e aceitaram a entrada do grupo Sonangol e o Banco Novo, de Portugal.

O Banco Espírito Santo(BES), em Portugal, considerou “inválidas e eficazes” as decisões tomadas ontem em assembleia geral pelos accionistas do Banco Espírito Santo Angola(BESA). O BES disse que irá tomar medidas “em conformidade”.

Os accionistas mudaram o nome de BESA para Banco Económico SA e aceitaram novos accionistas, entre eles o grupo angolano Sonangol e o Novo Banco, de Portugal.

Num comunicado enviado à imprensa, o BES disse que a sua representante foi impedida de participar na assembleia geral devido “à manifesta preterição das formalidades legais e estatuárias necessárias. O banco português explica que “para que a assembleia pudesse reunir e deliberar sobre qualquer assunto, seria necessário que todos os accionistas do BESA estivessem presentes na reunião e, ainda, que aceitassem deliberar sobre os pontos da ordem de trabalhos, o que não sucedeu.

O documento refere ainda que a assembleia geral foi adiada um dia e "muito embora tenham sido solicitados, não foram fornecidos quaisquer documentos ou propostas sobre os pontos em discussão".

XS
SM
MD
LG