Links de Acesso

Abertura do ano lectivo na Universidade de Malanje


Mesa de honra na abertura ano academico na Universidade Lueji A'Nkonde, em Malanje
Mesa de honra na abertura ano academico na Universidade Lueji A'Nkonde, em Malanje

A Universidade Lueji A’Nkonde funciona há 2 anos

A abertura do ano académico em Malanje fica marcada pela introdução dos cursos de pedagogia, matemática, enfermagem, economia, direito e de ciências de administração e gestão e com o ingresso de 2300 novos discentes na Universidade Lueji A’Nkonde marcam.

O reitor da instituição, Prof. Dr. Samuel Carlos Victorino reconheceu, sexta-feira, na abertura do ano na Faculdade de Medicina de Malanje, os esforços desenvolvidos pelos governos das províncias de Malanje, Lundas – Norte e Sul que estão a permitir a expansão do ensino.

“A abertura desses novos cursos permitiu a matrícula de 2300 novos alunos, é um número muito interessante. Porque estes 2300 novos alunos não estariam na Universidade, senão fossem abertos novos cursos, significa que o aumento da oferta de cursos permitiu que muitas pessoas pudessem aceder ao ensino superior e, este é por si, um grande ganho para nossa Universidade, para a nossa região, para o nosso país. A abertura desses cursos, naturalmente, que coloca para a Universidade um grande desafio que é conduzir esses cursos a bom porto, significa que vamos continuar a fazer os nossos esforços junto com os governos provinciais para termos infra-estruturas a altura dos cursos que nós abrimos e outros que pretendemos abrir”, declarou.

O reitor da Universidade Lueji A’Nkonde apelou os discentes para uma entrega na absorção dos conhecimento e não como meros espectadores nas salas de aulas, referindo ainda que a atitude digna dos estudantes, do corpo docente e de todos os funcionários deverá reflectir a imagem o comportamento daquela família.

A povoação de recursos humanos qualificados e capazes de catapultar a vida destas 3 províncias e proporcionar o desenvolvimento é a aposta dos respectivos governos, que investem varias somas monetárias em projectos no domínio das ciências e do saber, referiu o governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso.

O governador de Malanje "baptiza" uma caloira do curso de Pedagogia
O governador de Malanje "baptiza" uma caloira do curso de Pedagogia

Boaventura da Silva Cardoso disse que a universidade representa um desafio para os governantes, governados, académicos, cientistas, estudantes e a sociedade em geral, por ser o local onde são abordados de forma científica todos os temas da actualidade e com bastante profundidade.

O governante que defende a criação de uma base escolar sólida no subsistema de ensino não superior, de forma a servir de suporte ao subsistema do ensino superior em Angola, louvou o ingresso dos primeiros estudantes dos cursos de matemática, pedagogia e enfermagem.

O acesso aos cursos do Instituto Superior de Ciências de Educação e na Escola Superior de Enfermagem de Malanje foram transparentes, garantiu o governador, descartando qualquer ingresso pela via administrativa.

“Encorajamos o decano da Faculdade e a coordenação da Escola Superior Pedagógica à não transigirem perante quem quer que seja, que valendo-se da sua posição de ligação e de chefia ou de membro de certas instituições do Estado pretendam ingressar para Universidade por via administrativa, ou seja, sem a indispensável prova de admissão, mesmo que alegadamente evoquem o nome do governador provincial. Há que defender o bom-nome e prestigio da nossa Universidade”.

Os estudantes universitários, na voz do seu presidente, Augusto Ambriz comprometeram a se dedicarem com afinco no processo de aprendizagem e de forma modesta na realização de trabalhos de investigação como forma para ajudar o governo e a sociedade, no geral, procurar soluções para os problemas que afligem a população. Os mesmos disseram que vão cuidar dos equipamentos laboratoriais e todos os meios disponíveis.

Membros do governo de Malanje, do corpo reitoral da região, representantes das províncias das Lundas – Norte e Sul, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, deputados a Assembleia Nacional, responsáveis de partidos políticos, estudantes e convidados testemunharam a cerimónia de abertura do ano académico, com a bênção do bispo José Quipungo, da igreja Metodista Unida, Conferência Anual do leste de Angola. A Universidade Lueji A’Nkonde funciona há 2 anos.

XS
SM
MD
LG